Stivale Brasil, empresa de Importação e Exportação de produtos que oferece produtos de qualidade diferenciada, a preços competitivos, com garantia na utilidade, rapidez na entrega e excelência no atendimento.


2014-08-26


Ônibus vão receber câmeras

 
Os ônibus do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia começam hoje a receber câmeras de segurança para aprimorar o monitoramento feito pelo programa Olho no Ônibus. A instalação será gradual e todos os veículos serão dotados de quatro câmeras, sendo três internas e uma do lado externo. A novidade será lançada hoje em evento com a participação de representantes do Fórum de Mobilidade, Fórum Empresarial e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Em caráter experimental, 160 veículos já receberam os equipamentos e vão dar início ao monitoramento. A maioria deles são veículos da Viação Reunidas. Nos demais, a instalação será feita a partir de amanhã, de acordo com cronograma que dividiu a frota de pouco mais de 1,3 mil ônibus em áreas de circulação. Com o novo sistema, a Central de Segurança de Transportes e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) vão receber em tempo real imagens do que está acontecendo dentro e fora dos ônibus. Calcula-se que, quando toda a frota estiver com as câmeras, mais de 25 mil horas de imagens serão gravadas por dia. Além de ajudar no controle do cumprimento de horários do veículo, elas poderão ainda auxiliar no trabalho da segurança pública. E, para isso, as imagens serão mantidas gravadas pelo período de seis meses. As câmeras de dentro do ônibus serão úteis para prevenir ou elucidar crimes, como furtos e assaltos, que costumam ocorrer no interior dos veículos. Já a de fora pode ser útil para entender o porquê de prováveis atrasos ou, até mesmo, reforçar as possibilidades de registro do que acontece nas ruas da capital. Os usuários também poderão ajudar na vigilância enviando mensagens pelo Whatsapp. A Polícia Militar disponibilizará o número 8591-8952, por meio do qual as pessoas poderão avisar do que acontece no interior dos ônibus.

Novidade é resultado de pacto pela qualidade

O novo sistema de vigilância dos ônibus faz parte do Pacto Metropolitano Pela Qualidade do Transporte Público, fechado entre representantes dos empresários e o governo estadual. Com a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel, em favor das empresas do transporte, estas se comprometeram a fazer investimentos em melhorias do serviço. A negociação foi mediada, na época, pelo Fórum Empresarial. A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, lembra que foi feito um documento, no qual foram enumerados 10 pontos a serem tratados e melhorados pela gestão do transporte.

Fonte: o Popular

Autor: Galtiery Rodrigues

 




Veja mais...